O Coletivo

Blog do escritor Juliano Rodrigues. Aberto a textos gostosos de quem quer que seja. Contato: julianorodrigues.escritor@gmail.com

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015


                            LIÇÃO TRIVIAL
(homenagem a Denis Barreto, futuro juiz federal)


                                Juliano Barreto Rodrigues


O juiz novato, ansioso em sair do interiorzinho para a capital, pegou um caso importante que, pela repercussão, e dependendo dos interesses em jogo, lhe renderia a nova lotação que desejava.
De um lado uma banca com dezesseis advogados de uma grande firma, defendendo o lado de uma megaempresa. Do outro, um advogadozinho pobre e caipira em defesa das vítimas de um acidente ambiental.
Poderosos pela empresa, um caso legítimo e justo do lado do solitário advogado. Se decidisse pela multinacional, o juiz iria para a capital promovido. De outra forma, enterraria a carreira na cidadezinha.
Já tinha decidido, mas teve uma visita inesperada. O causídico da roça chegou em mangas de camisa e com barba por fazer. Disse com sotaque carregado:
– O doutor tem filhos?
– Tenho dois, por que?
– Foi delegado e promotor, não é?
– Sim.
– O que quer deixar para eles quando se aposentar? A sombra do delegado e do promotor que era, as histórias do juiz de sucesso que foi, ou o exemplo de homem honrado e justo que continuará sendo?
Pronto! O juiz foi despertado. Julgou com consciência e justiça. Dali para frente, não se importava mais em viver na corrutela. Lá fez carreira e foi muito feliz. Só foi para a capital quando se tornou desembargador – e partiu para a cidade grande com pesar. Criou filhos muito dignos e se deitava todas as noites com o corpo cansado mas a cabeça leve por ter escolhido fazer sempre o que é certo. Seu grande exemplo orgulhou a família e perdurou por várias gerações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário