O Coletivo

Blog do escritor Juliano Rodrigues. Aberto a textos gostosos de quem quer que seja. Contato: julianorodrigues.escritor@gmail.com

domingo, 21 de novembro de 2021

Um exercício de escrita

 O exercício consistia em, a partir do início da segunda frase ("Mais perto, Mariana"...) do texto abaixo, construir um parágrafo inteiro. O texto de base era o seguinte:


O parágrafo que criei, tomando as orientações por base, foi este (que me parece um miniconto):


DESMEDIDA


Juliano Barreto Rodrigues


A casa da estância, vista da porteira, parece menor do que é. Mais de perto, Mariana se  intimida com sua imponência úmida. Sobe, devagarinho, as escadas de pedras gastas do alpendre, pega na maçaneta azinhavrada do pórtico enorme, gira e põe só um olho para dentro. Lagartixa-se para o interior, achatada, gélida de medo. O cheiro de mofo, o pretume subindo as paredes, a luzinha lúgubre escorrendo das três telhas quebradas. É uma casa morta, apodrecendo sozinha. Nem ratos; nem fantasmas sequer. Dois gobelinos manchados despencam das paredes daquele salão de estar. Ali havia um piano, se lembra. Um candelabro luminoso dourava todo o espaço. O solar era o orgulho do casal Andrada. Pena Mariana ter ido embora fugida: o pai morreu de saudade, a mãe de desgosto. A estância? De ausência! Por que Mariana voltou agora? Para constatar que sua alma virou espelho da casa? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário